domingo, 16 de junho de 2013

Pausa – Texto de Moacyr Scliar

Pausa - Moacyr Scliar

Situação de Aprendizagem - Texto: Pausa

Gênero Literário: Conto – Elementos da Narrativa – Interpretação/Compreensão Textual

Pausa

"Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama, correu para o banheiro, fez a barba e lavou-se. Vestiu­-se rapidamente e sem ruído. Estava na cozinha, preparando sanduíches, quando a mulher apareceu, bocejando:

—Vais sair de novo, Samuel?

Fez que sim com a cabeça. Embora jovem, tinha a fronte calva; mas as sobrancelhas eram espessas, a barba, embora recém-­ feita, deixava ainda no rosto uma sombra azulada. O conjunto era uma máscara escura.

— Todos os domingos tu sais cedo — observou a mulher com azedume na voz.

— Temos muito trabalho no escritório — disse o marido, secamente.

Ela olhou os sanduíches:

—Por que não vens almoçar?

— Já te disse: muito trabalho. Não há tempo. Levo um lanche.

A mulher coçava a axila esquerda. Antes que voltasse à carga, Samuel pegou o chapéu:

—Volto de noite.

As ruas ainda estavam úmidas de cerração. Samuel tirou o carro da garagem. Guiava vagarosamente, ao longo do cais, olhando os guindastes, as barcaças atracadas. Estacionou o carro numa travessa quieta. Com o pacote de sanduíches debaixo do braço, caminhou apressadamente duas quadras. Deteve­se ao chegar a um hotel pequeno e sujo. Olhou para os lados e entrou furtivamente. Bateu com as chaves do carro no balcão ,acordando um homenzinho que dormia sentado numa poltrona rasgada. Era o gerente.Esfregando os olhos, pôs-­se de pé.

—Ah! Seu Isidoro! Chegou mais cedo hoje. Friozinho bom este, nãoé? A gente..

—Estou com pressa, seu Raul!—atalhou Samuel.

— Está bem, não vou atrapalhar. O de sempre. — Estendeu a chave.

Samuel subiu quatro lanços de uma escada vacilante.

Ao chegar ao último andar, duas mulheres gordas, de chambre floreado, olharam-­no com curiosidade:

—Aqui, meu bem!—uma gritou, e riu: um cacarejo curto.

Ofegante, Samuel entrou no quarto e fechou a porta à chave.

Era um aposento pequeno: uma cama de casal, um guarda-roupa de pinho; a um canto, uma bacia cheia d'água, sobre um tripé. Samuel correu as cortinas esfarrapadas, tirou do bolso um despertador de viagem, deu corda e colocou-­o na mesinha de cabeceira.

Puxou a colcha e examinou os lençóis com o cenho franzido; com um suspiro, tirou o casaco e os sapatos, afrouxou a gravata. Sentadona cama, comeu vorazmente quatro sanduíches. Limpou os dedos no

Papel de embrulho, deitou­-se e fechou os olhos.

Dormiu.

Em pouco, dormia. Lá embaixo, a cidade começava a mover-­se: os automóveis buzinando, os jornaleiros gritando, os sons longínquos.

Um raio de sol filtrou­-se pela cortina, estampou um círculo luminoso no chão carcomido.

Samuel dormia; sonhava. Nu, corria por uma planície imensa, perseguido por índio montado a cavalo. No quarto abafado ressoava o galope. No planalto da testa, nas colinas do ventre, no vale entre as pernas, corriam.

Samuel mexia­-se e resmungava. Às duas e meia da tarde sentiu uma dor lancinante nas costas. Sentou-­se na cama, os olhos esbugalhados: o índio acabava de trespassá-­lo com a lança. Esvaindo­-se em sangue, molhado de suor, Samuel tombou lentamente; ouviu o apito soturno de um vapor. Depois, silêncio.

Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama, correu para a bacia, lavou­-se. Vestiu-­se rapidamente e saiu.

Sentado numa poltrona, o gerente lia uma revista.

—Já vai, seu Isidoro?

— Já — disse Samuel, entregando a chave. Pagou, conferiu o  troco em silêncio.

—Até domingo que vem, seu Isidoro — disse o gerente.

—Não sei se virei—respondeu Samuel, olhando pela porta; a noite caía.

— O senhor diz isto, mas volta sempre — observou o homem, rindo.

Samuel saiu.

Ao longo do cais, guiava lentamente. Parou, um instante, ficou olhando os guindastes recortados contra o céu avermelhado. Depois, seguiu para casa."

SCLIAR, Moacyr.In:BOSI,Alfredo.O conto brasileiro contemporâneo. SãoPaulo: Cutrix,1997

 

Nesta Situação de Aprendizagem serão apresentados aos alunos o gênero textual “conto” e suas principais características; além disso, serão retomados os elementos da narrativa. Espera-se que, ao final das atividades propostas, o aluno seja capaz de reconhecer a tipologia narrativa “conto”, desenvolvendo e ampliando sua capacidade de leitura.

 

Ano: 9º. Ano do Ensino Fundamental.

Tempo previsto: 06 aulas.

Conteúdos: conceito de conto; retomada dos elementos da narrativa, dando ênfase nas personagens; leitura do texto “Pausa”, de Moacyr Scliar; roteiro de perguntas e produção escrita. Textos poéticos, música.

Competências e habilidades: reconhecer o gênero “conto”, analisar suas características, identificar e inferir informação pressuposta ou subentendida em um texto literário, com base na sua compreensão global; inferir opiniões ou conceitos pressupostos ou subentendidos em um texto; interpretar um texto pertencente ao gênero em estudo e desenvolver a competência leitora.

Estratégias: estudo do gênero e dos elementos da narrativa; leitura e interpretação do texto “Pausa”; discussão com os alunos fazendo as devidas intervenções.

Recursos: Cópia do texto; uso de datashow para reprodução dos slides com o conteúdo das aulas.

Avaliação:

·    Participação contínua nas atividades propostas, sejam elas orais ou escritas.

·    Leitura e análise de contos, usando questões que contemplem o conto e as estratégias de leitura.

·    Elaboração de textos sobre as situações propostas em sala de aula. A partir da reflexão e proposta da turma. Faremos o texto conforme a escolha dos alunos, em conjunto. Se a escolha for um poema, poderemos fazer uma exposição em murais da escola.

 

1º. Passo: o professor apresenta aos alunos o plano de aula contendo o tema (assunto) a ser trabalhado durante a semana, os respectivos objetivos e o que será avaliado.

2º. Passo: Ativação de Conhecimento do Mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses:

Apresentar o título: o que sugere o termo “pausa”?

Em que situações você faria uma pausa?

A nossa sociedade  está precisando fazer uma pausa? Em que ponto?

Você já refletiu sobre os relacionamentos amorosos da atualidade.

O que acha que há de certo ou errado neles?

Você acha que situações estressantes podem acabar com o amor ou o casamento?

O que espera de um relacionamento?

3º. Passo: apresentação do conceito de conto e focalização dos aspectos presentes nos textos lidos de acordo com a definição adotada. 

 

 

O que é Conto:

conto é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.
Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax. Num romance, a trama desdobra-se em conflitos secundários, o que não acontece com o conto. O conto é conciso.

Disponível em:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Conto, acesso em 16 de junho de 2013.

 

4º. Passo: após esclarecer as possíveis dúvidas dos alunos, o professor propõe a leitura do conto Pausa do autor Moacyr Scliar. No entanto, antes da leitura, o professor fala um pouco sobre a vida e obra do autor a fim de despertar nos alunos o interesse por outros textos e obras do autor em questão. O professor propõe que a primeira leitura seja individual e pede aos alunos para lerem quantas vezes acharem necessárias e pede, também, para que os mesmos registrem, caso seja necessário, os vocábulos e expressões não conhecidas. 

5º. Passo: Produção de inferências locais e globais após a leitura do texto.

Deixar que o aluno se coloque frente às situações apresentadas pelo conto – a voz azeda da mulher, o fato de ela coçar as axilas mostrando o desleixo com a aparência, a ausência do marido sempre nos finais de semana, já que ele deve também trabalhar aos sábados; a opção por um lugar decaído e cheio de prostitutas, a possibilidade de uma traição por parte do marido.

Por que será que Samuel não termina o casamento já que aparentemente tem necessidade de dar uma pausa no relacionamento?

Por que as pessoas agem assim depois de um período nos relacionamentos?

(O conto relata a história de Samuel, um jovem rapaz aparentemente casado com uma mulher mal humorada e de  companhia desagradável. Vê-se pela colocação do narrador “quando a mulher apareceu, bocejando:”; “— Todos os domingos tu sais cedo — observou a mulher com azedume na voz.”; “A mulher coçava a axila esquerda.”.

Todos os domingos, Samuel sai cedo com a desculpa que vai trabalhar, pois há muito trabalho, e vai para um hotel decaído, usado para encontro furtivos com prostitutas. Há no momento em que elas são citadas certo suspense. Será que Samuel trai a mulher?

Depois da leitura compartilhada com a turma, essas enumerações acima vão surgir entre os alunos. Se for necessário, o professor deve sugerir tais questionamentos.)

 

6º. Passo: Percepção de relações de intertextualidade

Ouvir a Música Esquadros de Adriana Calcanhoto através de vídeo ou áudio e letra.

 

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