Público alvo: 6º ano - EF
Aulas previstas: 6 aulas
Etapa 1 – Checagem de
hipóteses.
1 - O que você espera de um
texto com esse título?
2 - Você conhece um
avestruz?
3 - Quais as características
do avestruz?
(Nesse momento faremos uma
leitura silenciosa para que vocês possam conhecer o texto e em seguida faremos
a leitura textual compartilhada)
Etapa 2 – Localizando
informações no texto.
Responda em seu caderno:
1 - Identifique no 3º
parágrafo as características do avestruz.
2 - As características
que você atribuiu anteriormente ao avestruz, foram confirmadas no texto?
Comente.
3 - Localize no penúltimo
parágrafo a expressão que mostra que o garoto mudou de opinião em relação ao
avestruz. Após isso, qual foi a reação do garoto?
4 - Assim como o menino,
você já desejou algo e depois mudou de opinião?
Etapa 3 – Comparando
informações
1 - O que mais
impressionou o garoto com relação aos hábitos alimentares e à reprodução?
Etapa 4 – Produção de
inferências globais e locais no texto.
2 - Grife as palavras
que dificultaram o entendimento do texto e em seguida utilize um dicionário
para descobrir o significado dessas palavras e qual deles se encaixa melhor no
texto.
(Dica para o professor:
Caso seja possível, pode-se utilizar a ferramenta de dicionário online)
3 - Porque o autor afirma
que “uma avestruz com TPM pode ser perigosíssima?
Etapa 5 – Recuperando o
contexto de produção de texto.
1 - Pesquise a
biografia do autor Mário Prata.
(O professor que escolhe
a melhor opção de como realizar essa atividade: na sala de informática, na
biblioteca, como lição de casa e na aula seguinte comenta as pesquisas.)
2 - Discuta com seus
colegas se o texto lido pode ou não ser classificado como uma crônica
narrativa. Dê pelo menos duas explicações que justifiquem a análise feita.
Etapa 6 – Elaborar
apreciações estéticas, afetivas, valores éticos ou políticos.
1 - O que você mais gostou
no texto? Comente sua resposta.
2 - Será que um apartamento
ou uma casa são locais apropriados para criar um avestruz como animal de
estimação? Comente sua resposta.
Produção Final
1 - Produza
uma crônica onde o menino conta o seu ponto de vista à respeito do desejo de
ter um avestruz como “animalzinho” de estimação.
CACILDA SATIE MORI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e volte sempre!