domingo, 16 de junho de 2013

O Avestruz – Texto de Mário Prata - 6º ano



O Avestruz – Texto de Mário Prata

Público alvo: 6º ano - EF
Aulas previstas: 6 aulas

Etapa 1 – Checagem de hipóteses.
1 - O que você espera de um texto com esse título?
2 - Você conhece um avestruz?
3 - Quais as características do avestruz?

(Nesse momento faremos uma leitura silenciosa para que vocês possam conhecer o texto e em seguida faremos a leitura textual compartilhada)

Etapa 2 – Localizando informações no texto.
Responda em seu caderno:
1 - Identifique no 3º parágrafo as características do avestruz.
2 - As características que você atribuiu anteriormente ao avestruz, foram confirmadas no texto? Comente.
3 - Localize no penúltimo parágrafo a expressão que mostra que o garoto mudou de opinião em relação ao avestruz. Após isso, qual foi a reação do garoto?
4 - Assim como o menino, você já desejou algo e depois mudou de opinião?

Etapa 3 – Comparando informações
1 - O que mais impressionou o garoto com relação aos hábitos alimentares e à reprodução?
Etapa 4 – Produção de inferências globais e locais no texto.
2 - Grife as palavras que dificultaram o entendimento do texto e em seguida utilize um dicionário para descobrir o significado dessas palavras e qual deles se encaixa melhor no texto.

(Dica para o professor: Caso seja possível, pode-se utilizar a ferramenta de dicionário online)
3 - Porque o autor afirma que “uma avestruz com TPM pode ser perigosíssima?

Etapa 5 – Recuperando o contexto de produção de texto.
1 -  Pesquise a biografia do autor Mário Prata.
(O professor que escolhe a melhor opção de como realizar essa atividade: na sala de informática, na biblioteca, como lição de casa e na aula seguinte comenta as pesquisas.)
2 - Discuta com seus colegas se o texto lido pode ou não ser classificado como uma crônica narrativa. Dê pelo menos duas explicações que justifiquem a análise feita.

Etapa 6 – Elaborar apreciações estéticas, afetivas, valores éticos ou políticos.
1 - O que você mais gostou no texto? Comente sua resposta.
2 - Será que um apartamento ou uma casa são locais apropriados para criar um avestruz como animal de estimação? Comente sua resposta.

Produção Final
1 - Produza uma crônica onde o menino conta o seu ponto de vista à respeito do desejo de ter um avestruz como “animalzinho” de estimação.

CACILDA SATIE MORI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e volte sempre!