Público alvo: 7º ano
Tempo previsto: de 8 a 10 aulas
Conteúdos e temas: recapitulação dos elementos da narrativa; características do gênero
relato de experiência; pontuação; entonação; produção de relato de experiência;
leitura do texto Meu Primeiro Beijo de Antônio Barreto e do livro “A
Marca de uma Lágrima” de Pedro Bandeira.
Competências e habilidades: reconhecer os elementos da narrativa; reconhecer as
características do gênero textual relato de experiência; ouvir relatos de
experiência em diversas mídias; produzir relato de experiência; saber ler
reconhecendo globalmente as palavras; ativar conhecimento de mundo; inferir
informações implícitas e explícitas.
Estratégias: ativação
do conhecimento de mundo do tema “Beijos”; ativação dos conhecimentos prévios
dos alunos em relação aos elementos da narrativa; estudo das características do
gênero textual relato de experiência; leitura compartilhada e dramatizada do
texto Meu Primeiro Beijo de Antônio Barreto; interpretação do texto;
leitura novela do livro A Marca de uma Lágrima de Pedro Bandeira.
Recursos: Cópia do
texto Meu Primeiro Beijo de Antônio Barreto e das atividades; DVD do
filme Meu Primeiro Amor; livro A Marca de uma Lágrima de Pedro
Bandeira; computador; Data show.
Avaliação: Participação
dos alunos durante as atividades; produção de um relato de experiência.
ROTEIRO PARA APLICAÇÃO DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Antes da leitura do texto
O professor fará o levantamento dos conhecimentos
prévios dos alunos a respeito do tema “Beijos”, para isso, ele poderá fazer as
seguintes questões para os alunos:
·
O que é um beijo?
·
Qual o significado do beijo?
·
Todos os beijos tem o mesmo propósito?
Após essa discussão com os alunos o professor irá
leva-los até a sala de informática e lá falar sobre o beijo, os diversos tipos
(entre amigo, pais e filhos, casais etc.) e como tradição cultural. Durante sua
fala, o professor irá mostrando fotos sobre os tópicos abordados, como
mãe/filho(a), pai/filho(a), amigos(as), casais de diferentes faixas etárias
(adolescentes, jovens, adultos, idosos), diversas situações (cumprimento,
apresentação, carinho, despedida etc.). Em seguida, o docente questioná-los-á
sobre o que sentiram quando viram as fotos; o porquê de uma mãe beijar um
filho(a) ou um namorado a namorada ou ainda um amigo o outro.
De volta à sala de aula, o professor deixará os
alunos descontraídos e perguntará:
·
Quem já beijou a mãe?
·
Quem já beijou o pai?
·
Quem já beijou um irmão(ã)?
·
Quem já beijou um avô(ó)?
·
Quem já beijou um amigo ou amiga?
·
Quem já beijou um namorado(a)?
Durante a leitura do texto
O professor deverá orientar os alunos a fazerem a
leitura compartilhada.
Após a leitura do texto
Terminada a leitura compartilhada, o professor
deverá fazer um levantamento das palavras desconhecidas, procurar seus
respectivos significados no dicionário, anotá-los na lousa e pedir para os
alunos copiarem sobre as palavras no texto.
A seguir, o professor chamará a atenção dos alunos
para o título do texto e questioná-los:
·
O título do texto está de acordo com a história?
·
Quando você leu o título, você imaginou uma
história como a lida?
O professor também pode questioná-los
se eles aprenderam algum fato que era desconhecido a eles sobre o beijo. Se
sim, perguntar quais fatos.
Depois desses questionamentos, o professor
recapitulará os elementos da narrativa e trabalhará as características do
gênero textual relato de experiência, pedindo, a seguir, a produção de um
relato de experiência escrito sobre o primeiro beijo de cada um e explicar que
caso algum aluno não tenha tido essa experiência ele pode contar como gostaria
que acontecesse.
Relembrando a importância da pontuação e da
entonação da leitura de um texto o professor deverá selecionar três alunos para
fazer a leitura dramatizada do texto, sendo um menino, uma menina e outro como
narrador.
Em seguida, o professor apresentará a classe o
filme “Meu Primeiro Amor”. Ao final do filme, questionar os alunos se o
primeiro beijo dos personagens do filme aconteceu como o dos personagens do
texto.
Como leitura complementar, o professor poderá fazer
a leitura tipo novela do livro “A Marca de uma Lágrima” de Pedro Bandeira.
DAIANA APARECIDA IGNACIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e volte sempre!