quinta-feira, 6 de junho de 2013

Meu relato



Olá pessoal! Como vai?

Desde que entrei no magistério, percebi o quanto nos responsabilizam, por transformar nossos alunos em pessoas criticas e antenadas com o seu tempo, e é lógico a leitura e algo intrínseco a isso, todos os dias somos bombardeados por notícias de todos os lados novidades de todos os gêneros e como culturalmente o país a sociedade brasileira não costuma ler por vários fatores, falta de interesses, algo cultural enfim, o alto valor dos livros etc.
Dentro dessa realidade que me permeava um dos alunos me indagou:- Porque a aula de português é tão chata? Percebi então que precisava fazer alguma coisa para que não só a dele mais a ideia geral mudasse pelo menos um pouco, então pedi para que eles me sugerissem algo e levei textos de vários gêneros inclusive os de humor e histórias em quadrinhos, deu certo! Comecei a receber alguns elogios sobre os textos e trazer um pouco mais os alunos para perto da leitura, todas as segundas levo textos curtos com mensagens para que eles possam parar e pensar sobre a época em que o autor escreveu o que ele gostaria de passar para os leitores e o quanto esses textos ainda tem o que dizer.
Estou trabalhando Os Lusíadas com os alunos a passagem Inês de Castro e eles têm se emocionado com o decorrer dos fatos, e isso têm me gratificado muito principalmente com os resultados da criatividade que eles vêm esboçando em seus textos atrelando o dia dos namorados como motivadora dessa ideia.
Claro que existem vários tipos de leitura sobre o mundo e cabe a nós percebermos e demonstrá-la de forma que seja interessante essa interação entre eles entre o contexto social a leitura e os futuros leitores.


ANTONIO MARCOS MENDES JANUARIO
Marília-SP

Um comentário:

  1. Olá Antônio!!! Também tenho como rotina em minhas aulas iniciá-las com uma leitura em voz alta. Cada dia temos um leitor diferente. O gênero textual fica a critério de quem escolhe o quer ler. Após a leitura, peço que cada um escreva um breve comentário sobre o que foi lido mostrando sua compreensão.Percebo que essa prática tem contribuído muito para o desenvolvimento das competências leitora e escritora, principalmente daqueles alunos que não Têm muita familiaridade com elas. Parabéns pelo blog. Ficou muito bom.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre!